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Transtornos de Aprendizagem

cod. do produto: CP-2019-003

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Datas: 08, 15 e 29 de junho / 06 de  julho
Sábados, das 9h às 16h

Carga horária: 24 horas

Participantes: Estudantes e profissionais da área da Educação: Pedagogo e Psicopedagogo.

*A data de realização do curso poderá ser alterada sem aviso prévio, conforme demanda e/ou necessidade do Instituto de Ensino e Pesquisa APAE DE SÃO PAULO.

R$ 240,00

ou em 3x R$ 80,00
3X

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Objetivo geral: Compreender o panorama geral dos transtornos de aprendizagem: dislexia, disortografia, disgrafia e discalculia, diferenciando-os da deficiência intelectual e das outras dificuldades e transtornos que podem influenciar no aprendizado e apresentar as técnicas mais efetivas de intervenção em contextos clínico e escolares.

Objetivos específicos: 
Compreender e discutir as dificuldades e transtornos de aprendizagem considerando os aspectos biológicos, clínicos, psicológicos e socioculturais envolvidos nestes quadros.

Conhecer os transtornos da aprendizagem: dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia, assim como a deficiência intelectual, conforme as diretrizes da CID-10 e do DSM-V, compreendidos nos seus perfis cognitivos, processos de avaliação e princípios da intervenção cognitiva e no acompanhamento escolar.

Diferenciar se o baixo desempenho escolar em leitura, escrita e nos processos que envolvam conceitos matemáticos é decorrente de uma dificuldade, deficiência ou de um distúrbio neurobiológico, para que ocorra um diagnóstico e uma intervenção adequada. 

Compreender os papéis que cabe a cada especialidade na atuação clinica e escolar.

Metodologia: O curso será presencial, contemplando aulas teóricas e práticas, dinâmicas, vídeos e discussões sobre o tema.

Conteúdo programático:
 
Transtornos de aprendizagem
- Definições de aprendizagem.
- O que são transtornos de aprendizagem e como diferenciar de outras dificuldades e transtornos que influenciam no rendimento acadêmico.
- A importância da avaliação multidisciplinar na avaliação dos transtornos de aprendizagem.
- Transtornos de aprendizagem e deficiência intelectual na legislação brasileira.
 
Em dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia
- Aspectos históricos.
- Critérios diagnósticos: CID- 10 e DSM-V.
- Aspectos neurobiológicos.
- Etiologia, epidemiologia e principais comorbidades.
- Compreensão cognitiva da leitura.
- Compreensão cognitiva da escrita.
- Hipóteses explicativas da dislexia.
- Na disgrafia e disortografia: aquisição da escrita segundo o paradigma fonológico e o construtivista.
- Na discalculia: modelos cognitivos da matemática.
- Perfil cognitivo.
- Avaliação.
- Prognóstico.
- Intervenções em leitura, escrita e aritmética:
     - Modelo Componencial de Leitura
     - Desenho Universal da Aprendizagem
     - Resposta à Intervenção
     - Estratégias e atividades para o reconhecimento de palavras:
     - Método Fônico
     - Método Multissensorial
     - Método fonovisuoarticulatório
     - Estratégias e atividades para desenvolver a compreensão de textos
     - Estratégias para o desenvolvimento da Fluência em Leitura
     - Formas de avaliação das habilidades aritméticas
     - Propostas gerais de estratégias para o desenvolvimento do raciocínio matemático
     - Apresentação do Coruja-Promat

Coordenação:
Cindy Pereira de Almeida Barros Morão - Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Realizou pós-graduação em Neuropsicologia e aprimoramento em reabilitação cognitiva pelo Instituto Neurológico de São Paulo (INESP). Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela UPM. Neuropsicóloga do Ambulatório Diagnóstico da APAE de São Paulo. Professora do curso de graduação em Psicologia do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e professora dos cursos de especialização lato sensu em Psicopedagogia da UPM e de Neuropsicologia da FMU e do Centro de Estudos em Terapia Cognitivo-Comportamental (CETCC).

Docentes:
Gabriel Rodriguez Brito - Pedagogo pela Universidade Luterana do Brasil, pós-graduado em Psicopedagogia, Mestre e Doutorando em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-São Paulo. Bolsista da Capes (PROSUP). Atualmente, dirige seus estudos à área da Avaliação Neuropsicológica, com ênfase em leitura e escrita. Coordenador voluntário no Projeto Primeiros Passos, que visa estimular as funções executivas de crianças pré-escolares em situação de vulnerabilidade junto à ONG Novo Sertão - Piauí.

Rita Picinini - Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie São Paulo; Especialista em Administração Escolar; Especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP; Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP; Especialista e Mediadora do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI); Graduação em Matemática (Lic.) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" São José do Rio Preto(SP); Psicopedagoga Clínica (Avaliação e Intervenção); Consultora Escolar; Docente em Programas de Capacitação de Profissionais da área de Educação e Saúde; Colaboradora do Projeto Neuromodulação em Neurodesenvolvimento da Psicobiologia (UNIFESP); Colaboradora do Projeto de Cognição Social da Psicobiologia (UNIFESP); Membro do Conselho da Clínica NASCE (Núcleo de Atendimento em Saúde e Cuidados na Educação) e Membro  do Conselho da PENSAR Clínica

Local: Instituto de Ensino e Pesquisa APAE DE SÃO PAULO
Rua Loefgren, 2109 – Vila Clementino (Próximo à estação do metrô Santa Cruz)

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