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Transtornos de Aprendizagem versus Deficiência Intelectual

cod. do produto: CP-2018-009

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Datas: 07, 14 e 21/07/2018
Sábados, das 9h às 18h 

Carga horária: 24 horas

Participantes: estudantes e profissionais da área da educação, psicólogos e fonoaudiólogos que atuam com situações de aprendizagem. 

*A data de realização do curso poderá ser alterada sem aviso prévio, conforme demanda e/ou necessidade do Instituto de Ensino e Pesquisa APAE DE SÃO PAULO.

R$ 550,00

ou em 4x R$ 137,50
4X

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Objetivo geral: compreender o panorama geral dos transtornos de aprendizagem (dislexia, disgrafia e discalculia), diferenciando-os da Deficiência Intelectual e das outras dificuldades e transtornos que podem influenciar no aprendizado.

Objetivos específicos: 
  • Compreender e discutir a deficiência intelectual, as dificuldades e transtornos de aprendizagem considerando os aspectos biológicos, clínicos, psicológicos e socioculturais envolvidos nestes quadros.
  • Conhecer os transtornos da aprendizagem (dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia), assim como a deficiência intelectual, conforme as diretrizes da CID-10 e do DSM-V, compreendidos nos seus perfis cognitivos, processos de avaliação e princípios da intervenção cognitiva e no acompanhamento escolar.
  • Diferenciar se o baixo desempenho escolar em leitura, escrita e nos processos que envolvam conceitos matemáticos é decorrente de uma dificuldade, deficiência ou de um distúrbio neurobiológico, para que ocorra um diagnóstico e uma intervenção adequada. 

Metodologia: O curso será presencial, contemplando aulas teóricas e práticas, dinâmicas, vídeos e discussões sobre o tema.

Conteúdo programático:

1 - Em transtornos de aprendizagem:
- Definições de aprendizagem;
- O que são transtornos de aprendizagem e como diferenciar de outras dificuldades e transtornos que influenciam no rendimento acadêmico;
- A importância da avaliação multidisciplinar na avaliação dos transtornos de aprendizagem
- Transtornos de aprendizagem e deficiência intelectual na legislação brasileira.

2 - Em deficiência intelectual; dislexia; disgrafia e disortografia e discalculia:
- Aspectos históricos;
- Critérios diagnósticos (CID- 10 e DSM-V);
- Aspectos neurobiológicos;
- Etiologia, epidemiologia e principais comorbidades;
- Compreensão cognitiva da leitura;
- Compreensão cognitiva da escrita;
- Hipóteses explicativas da dislexia;
- Na disgrafia e disortografia: aquisição da escrita segundo o paradigma fonológico e o construtivista;
- Na discalculia: modelos cognitivos da matemática;
- Perfil cognitivo;
- Avaliação;
- Prognóstico;
- Breve exposição das principais técnicas de intervenção.

Coordenação:
Cindy Morão – Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduada em Neuropsicologia com aprimoramento em reabilitação cognitiva pelo Instituto Neurológico de São Paulo e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento (bolsista Capes). Professora na graduação de Psicologia na FMU. Coordenadora e professora de cursos do Instituto de Ensino e Pesquisa APAE DE SÃO PAULO. Neuropsicóloga clínica e do ambulatório diagnóstico da APAE DE SÃO PAULO. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia e Psicopedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: Transtornos de aprendizagem, Deficiência Intelectual, Fenilcetonúria, avaliação e intervenção neuropsicológica e psicopedagógica.

Local: Instituto de Ensino e Pesquisa APAE DE SÃO PAULO
Rua Loefgren, 2109 – Vila Clementino (Próximo à estação do metrô Santa Cruz)

Informações: (11) 5080-7007 / instituto@apaesp.org.br

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