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  • Transtornos de Aprendizagem Versus Deficiência Intelectual - TURMA 2
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Transtornos de Aprendizagem Versus Deficiência Intelectual - TURMA 2

cod. do produto: CP-2018-035

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Carga horária: 24 horas

Participantes: Estudantes e profissionais da área da educação, psicólogos e fonoaudiólogos que atuam com situações de aprendizagem. 

*A data de realização do curso poderá ser alterada sem aviso prévio, conforme demanda e/ou necessidade do Instituto de Ensino e Pesquisa APAE DE SÃO PAULO.

R$ 610,00

ou em 4x R$ 152,50
4X

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Objetivo: Compreender o panorama geral dos transtornos de aprendizagem (dislexia, disgrafia e discalculia), diferenciando-os da Deficiência Intelectual e das outras dificuldades e transtornos que podem influenciar no aprendizado.

Objetivos específicos: 
- Compreender e discutir a deficiência intelectual, as dificuldades e transtornos de aprendizagem considerando os aspectos biológicos, clínicos, psicológicos e socioculturais envolvidos nestes quadros.
- Conhecer os transtornos da aprendizagem (dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia), assim como a deficiência intelectual, conforme as diretrizes da CID-10 e do DSM-V, compreendidos nos seus perfis cognitivos, processos de avaliação e princípios da intervenção cognitiva e no acompanhamento escolar.
- Diferenciar se o baixo desempenho escolar em leitura, escrita e nos processos que envolvam conceitos matemáticos é decorrente de uma dificuldade, deficiência ou de um distúrbio neurobiológico, para que ocorra um diagnóstico e uma intervenção adequada. 

Metodologia: O curso será presencial, contemplando aulas teóricas e práticas, dinâmicas, vídeos e discussões sobre o tema.

Conteúdo:
A) Em transtornos de aprendizagem:
- Definições de aprendizagem.
- O que são transtornos de aprendizagem e como diferenciar de outras dificuldades e transtornos que influenciam no rendimento acadêmico.
- A importância da avaliação multidisciplinar na avaliação dos transtornos de aprendizagem.
- Transtornos de aprendizagem e deficiência intelectual na legislação brasileira.
 
B) Em deficiência intelectual; dislexia; disgrafia e disortografia e discalculia:
- Aspectos históricos.
- Critérios diagnósticos (CID- 10 e DSM-V).
- Aspectos neurobiológicos.
- Etiologia, epidemiologia e principais comorbidades.
- Compreensão cognitiva da leitura.
- Compreensão cognitiva da escrita.
- Hipóteses explicativas da dislexia.
- Na disgrafia e disortografia: aquisição da escrita segundo o paradigma fonológico e o construtivista.
- Na discalculia: modelos cognitivos da matemática.
- Perfil cognitivo.
- Avaliação.
- Prognóstico.
- Breve exposição das principais técnicas de intervenção.

Coordenação:
Cindy Morão – Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós graduada em Neuropsicologia com aprimoramento em reabilitação cognitiva pelo Instituto Neurológico de São Paulo, e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento (bolsista Capes). Professora na graduação de Psicologia na FMU. Coordenadora e Professora de cursos da APAE de São Paulo. Neuropsicóloga clínica e do Ambulatório diagnóstico da APAE DE SÃO PAULO. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia e Psicopedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: Transtornos de aprendizagem, deficiência intelectual, fenilcetonúria, avaliação e intervenção neuropsicológica e psicopedagógica.

Local: Instituto de Ensino e Pesquisa APAE DE SÃO PAULO
Rua Loefgren, 2109 – Vila Clementino (Próximo à estação do metrô Santa Cruz)

Informações: (11) 5080-7007 / instituto@apaesp.org.br

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